Perfil

Nasci à beira de um rio (São Mateus do Sul). Meus olhos decoraram um imenso espaço, um horizonte longínquo, água, muita água, num movimento para o mar. A natureza preenchia meu olhar. Me vincou na mente. Eu também teria um caminho para chegar bem longe. No mar, com o rosto no vento, senti a ínfima pequenez nossa no cosmo. Quis entender isso. Ser é movimento. Como o rio.

A palavra me chegou da boca de meu pai e de minha mãe. Com ela também aprendi a escrever; com meu pai a conhecer as histórias ‒ ele era um contador de histórias. Escrevi mãe, pai, irmãos. Amores… No movimento do tempo, acrescentei filhos, neta e netos, noras, amigos e tantos outros a definir… Todos estão em minha história.

Aprendi que o desejo de minha alma era se expressar em palavra. Ela escreveu a palavra “liberdade”. Para vivê-la. Livre, fiz dela meu universo. E veio “aventura” O desafio. Aceito. “Felicidade” se instalou no meu olhar. Deu-lhe o brilho e segurança. E desenhou o riso. Outras foram difíceis, foram cunhadas com dor. E também transformadas em textos.

Convivi com a literatura. Amo os escritores. Os mais diversos. E, através da palavra, vivida, veio a dramaturgia, contos, poesia, roteiros (cinema), resumos, críticas. E a palavra na sala de aula, minha e de meus alunos. No palco, minha e do grupo, e da platéia (depois do espetáculo). Nos encontros de amigos, o “jogar conversa fora”, as confidências… Sempre enriquecendo minha história, ou melhor, nossas histórias.

Escolhi a poesia para celebrar o mistério de ser!

Joana Rolim

CURRÍCULO
JOANA RITA LOIOLA ROLIM


FORMAÇÃO ACADÊMICA:

EXPERIÊNCIAS PROFISSIONAIS:

OBRAS PUBLICADAS: